domingo, 23 de fevereiro de 2014

Sede perfeitos! - Evangelho Dominical (23/02)

Evangelho do 7º Domingo do Tempo Comum (São Mateus 5, 38-48)


"Portanto, sede perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito!”

Hoje a Igreja nos comunica, pelo evangelho de São Mateus, a Boa Nova que Cristo revela. O pedido é claro: "Sede perfeitos como o vosso Pai Celeste é perfeito!".


domingo, 16 de fevereiro de 2014

Sim, sim; Não, não - Evangelho Dominical (16/02)

Evangelho do 6º Domingo do Tempo Comum (São Mateus 5, 17-37)


Jesus radicaliza as leis dadas por Moisés, neste evangelho. Jesus muda nosso jeito de olhar, de pensar na conversão; a base dos ensinamentos é o amor, a plenitude da vida, a compaixão, a compreensão, o respeito para com o próximo. Sem a vivência do amor, não há sintonia entre Deus e o homem; Jesus nos pede: "amem uns aos outros, assim como eu vos amei." João 15, 12. O amor, na prática, gera vida, nos une como irmãos, nos torna testemunhas de Deus no mundo, possibilitando-nos viver de forma divina!

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Os Ofícios e Ministérios na Santa Missa

A celebração eucarística é ação de Cristo e da Igreja, que é sacramento de unidade, ou seja, povo santo reunido e ordenado sob a orientação do Bispo. Por isso pertence a todo o Corpo da Igreja, manifesta-o e afeta-o; no entanto, envolve cada membro de modo diverso, segundo a diversidade das ordens, das funções e da efetiva participação. Deste modo, o povo cristão, geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo resgatado, manifesta o seu ordenamento coerente e hierárquico. Por conseguinte, todos, ministros ordenados ou fiéis cristãos leigos, ao desempenharem a sua função ou ofício, façam tudo e só o que lhes compete. – IGMR, 91



segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Sal e Luz - Evangelho Dominical (09/02)

Evangelho do  Domingo 6º do Tempo Comum (São Mateus 5,13-16)


Ser batizado lhe impõe uma responsabilidade, que nos fala Mateus hoje; ser o sal da terra e a luz do mundo.
Todo aquele que fez uma experiência de Deus, sabe que é impossível não sair transformado deste encontro, deste dia em que Ele te olha nos olhos e convida a segui-lo. É como o fogo que transforma o milho em pipoca. O fogo que é o próprio Deus, incendeia nossa alma, e como no caso do milho, que somente após essa mudança pode ser consumido, também nós nos tornamos melhores, após esse encontro.

domingo, 2 de fevereiro de 2014

Apresentação do Senhor e Purificação de Nossa Senhora - Evangelho Dominical (02/02)

Evangelho da Festa de Apresentação de Apresentação do Senhor (São Lucas 2, 22-40)


Jesus, o Primogênito foi consagrado a Deus e Maria, sua mãe, purificada. Eis o pleno cumprimento da lei de Moisés: em Levítico 12, 2-8, a purificação da mãe se cumpria quarenta dias após o parto, neste período a mulher não poderia frequentar nenhum lugar sagrado, já que era considerada impura devido ao sangue derramado durante o parto; a cerimônia consistia na oferta de um cordeiro ou para famílias pobres um par de rolas ou dois pombos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...