domingo, 16 de fevereiro de 2014

Sim, sim; Não, não - Evangelho Dominical (16/02)

Evangelho do 6º Domingo do Tempo Comum (São Mateus 5, 17-37)


Jesus radicaliza as leis dadas por Moisés, neste evangelho. Jesus muda nosso jeito de olhar, de pensar na conversão; a base dos ensinamentos é o amor, a plenitude da vida, a compaixão, a compreensão, o respeito para com o próximo. Sem a vivência do amor, não há sintonia entre Deus e o homem; Jesus nos pede: "amem uns aos outros, assim como eu vos amei." João 15, 12. O amor, na prática, gera vida, nos une como irmãos, nos torna testemunhas de Deus no mundo, possibilitando-nos viver de forma divina!



No primeiro testamento, vemos que as leis dão parâmetros para como devemos viver, nos comportar; agora Jesus deixa claro que apenas o comportamento não basta, o que Ele espera de nós é o nosso coração. As leis são formas de alienação e opressão, com o objetivo de desviar a atenção do povo; enquanto ele se esforça em cumprir as leis, os poderosos, sentem-se livres para praticar atos contrários ao projeto de Deus.

A vida está acima da lei: sendo assim, o que vale mais é o ser humano. Jesus não veio abolir as leis, veio aprimorá-las. Sua reinterpretação dos mandamentos é a prova explícita de que nossa caminhada de santidade deve ir além de cumprir diretrizes.

No coração está a raiz de todo pecado, e precisamos cortar o mal pela raiz. “Não matarás", o amor bloqueia toda ocasião de pecado. Quem ama não mata, não escandaliza o outro, preserva a família, perdoa, respeita o que é do outro, enfim, faz a vontade de Deus. Mata quem calunia, quem desvia verbas da merenda escolar, quem faz promessas no palanque político e depois legisla em causa própria e não demonstra preocupação com os milhares de pais de família que milagrosamente sobrevivem com um salário mínimo.

O reino de Deus não se espalha através de cumprimento de normas, de rituais e nem com propagandas, o Reino de Deus se espalha através do amor, que é contagioso.


Por Daiane Alcantara


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...