Estrutura
O tempo do Advento não tem um número fixo de dias e depende sempre da solenidade do Natal. Ele começa na tarde (1ª Vésperas) do primeiro domingo após a Solenidade de Cristo Rei e se desenvolve até o momento anterior à tarde (1ª Vésperas) do Natal. Ele possui quatro semanas e, por isso, quatro domingos celebrativos. O terceiro domingo do Advento é chamado de domingo da alegria (gaudete, em latim) por causa da antífona de entrada da missa (Alegrai-vos sempre no Senhor), mostrando a alegria da proximidade da celebração do Natal. O tempo do Advento se divide em duas partes. A primeira, que vai até o dia 16 de dezembro, é marcada pela espera alegre da segunda vinda de Jesus. A segunda, os dias que antecedem o Natal, se destaca pela recordação sobre o nascimento de Jesus em Belém.Dois personagens bíblicos ganham destaque na celebração do Advento: Maria e João Batista. Ela porque foi escolhida por Deus para ser a mãe do Salvador, e ele porque foi vocacionado a ser o precursor do Messias. Ela se torna modelo do coração que sabe acolher a Palavra e gerar Jesus. Ele se torna modelo de uma vida que sabe esperar nas promessas de Deus e agir anunciando e preparando a chegada da salvação. Em ambos se manifesta a realização da esperança messiânica judaica e o anúncio da plenitude dos tempos.
Liturgia
Durante o Tempo do Advento a cor litúrgica usada é o Roxo, com exceção do 3º Domingo do Advento, chamado Domingo da Alegria (Gaudete) onde é usado a cor rosa.
Leia mais sobre as cores litúrgicas aqui.
Este ano a Solenidade da Imaculada Conceição de Nossa Senhora coincidiu com o 2º Domingo do Advento. Assim, segundo a ordem de procedência dos domingos, essa solenidade de Maria tem precedência sobre os domingos do Advento.
Vimos aqui.
Por Vitor Santos
Nenhum comentário:
Postar um comentário