“O arranjo de quatro velas sobre uma coroa de ramos sempre verdes, comum sobretudo nos países germânicos e na América do Norte, se tornou símbolo do Advento nas casas dos cristãos. A coroa do Advento, com o progressivo acender das suas quatro luzes, domingo após domingo, até à solenidade do Natal, é memória das várias etapas da história da salvação antes de Cristo e símbolo da luz profética que ia iluminando a noite da expectativa, até o surgimento do Sol de justiça” (Diretório sobre Piedade Popular e Liturgia, nº 98).
As quatro velas indicam as quatro semanas do Tempo do Advento, as quatro fases da História da Salvação preparando a vinda do Salvador. Originariamente, a velas eram três de cor roxa e uma de cor rosa, as cores dos domingos do Advento. Podem ser brancas, amarelas ou roxas. Se forem roxas, simbolizando a penitência e a conversão a que somos chamados neste tempo a fim de prepararmo-nos para a vinda de Cristo, uma pode ser rosa, a fim de indicar o Terceiro Domingo, o Domingo Gaudete (da Alegria). O roxo, para indicar a penitência, a conversão a Deus e o rosa como sinal de alegria pelo próximo nascimento de Jesus.
Existem alguns significados válidos para as velas: a primeira é a vela do perdão concedido a Adão e Eva, que de mortais se tornarão seres viventes em Deus; a segunda é a vela da fé dos patriarcas que creem na promessa da Terra Prometida; a terceira é a vela da alegria de Davi pela sua descendência; a quarta é a vela do ensinamento dos profetas que anunciam a justiça e a paz.
O ato de acender gradativamente as velas significa a progressiva aproximação do Nascimento de Jesus, a progressiva vitória da luz sobre as trevas; recorda a história da salvação, na qual brilha a luz do Senhor de forma progressiva, até atingir sua plenitude na Encarnação do Verbo. No início deste tempo, as quatro velas estão apagadas, indicando o grande vazio que precedeu a Criação. A medida que a Igreja caminha na celebração deste tempo, as velas vão sendo acesas, recordando as sucessivas alianças de Deus com a humanidade no Antigo Testamento.
As velas são geralmente unidas em um círculo, símbolo da eternidade, do tempo sagrado que não tem início nem fim. O círculo é comumente formado com ramos de pinheiro ou outra árvore que não perde suas folhas no inverno, símbolos da esperança, da vitória sobre a morte.
Com todos esses significados, vemos que a coroa do Advento é um símbolo muito importante deste tempo, simbolizando a nossa Fé em Cristo, que é Luz do Mundo e a nossa esperança da Sua vinda.
Alguma dúvida? Entre em contato com a gente!
Vimos aqui e aqui.
Por Vitor Santos
Nenhum comentário:
Postar um comentário