domingo, 8 de dezembro de 2013

O exemplo de Maria - Evangelho Dominical (08/12)

Evangelho da Solenidade da Imaculada Conceição de Nossa Senhora (São Lucas 1, 26-38)


O grande motivo do nosso amor a Maria é o fato dela ter sido mediação fundamental para a nossa Salvação, mulher escolhida para que Deus se fizesse Emanuel. 




Na catequese do dia 25/10/2013, Papa Francisco nos convida a refletir sobre quem era a Virgem Maria: "uma criança judia, que esperava, com todo seu coração, a redenção de seu povo. Mas, no coração da jovem filha de Israel, havia um segredo que ela mesma desconhecia: no plano de amor de Deus estava destinada a converter-se na Mãe do Redentor. Na Anunciação, o Mensageiro de Deus a chama de ‘cheia de graça’ e lhe revela este projeto.” E Maria responde com um grande “Sim”. "A partir de então sua fé recebeu uma nova luz: concentrou-se em Jesus, o Filho de Deus, que tomou dela a carne e em quem se efetivaram as promessas de toda a história da salvação”.

O desafio neste tempo de advento é abrir nossos olhos para acolher e servir ao nosso Salvador, que nos visita em cada um de nossos irmãos, especialmente nos pequenos e nos pobres, porque, como Jesus mesmo nos fala: "Estive com fome e me deste de comer, com sede e me deste de beber, eu era estrangeiro e me acolheste em casa, estava sem roupa e me vestiste, estava doente e cuidaste de mim, estava preso e foste me visitar" (Mt 25,37-39).

Maria deve ser nosso modelo de mediadora, solicita e atenta as nossas necessidades, como nas Bodas de Caná, quando informa ao filho que acabou o vinho. Como modelo de discipulado, Maria é a mais perfeita cumpridora do mandamento primeiro de Deus: “Amarás ao Senhor teu Deus, com todo o teu coração” (Dt 6, 5; Mt 22, 37).

Esperando firmes na fé em Deus que é fiel, sigamos o exemplo de Maria.

Por Daiane Alcântara


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...