domingo, 1 de dezembro de 2013

Vigiai - Evangelho dominical (01/12)

Evangelho do Primeiro Domingo do Advento (São Mateus 24, 37-44)


Neste domingo, inicia-se a preparação para a boa celebração da vinda de Cristo, nosso Senhor e Salvador, este tempo nos enche de expectativas e esperanças. A palavra advento significa “vinda”, chegada: "Porque um menino nos nasceu, um filho foi nos dado, ele recebeu o poder sobre seus ombros, e lhe foi dado este nome: Conselheiro-maravilhoso, Deus forte, Pai para sempre, Príncipe da paz". Isaías 9, 5 



O evangelho nos pede vigilância "Vigiai, portanto, porque não sabeis em que dia  vem vosso Senhor" (v.42), a vigilância é o estado de alerta que supõe a esperança firme e requer a presença de espírito sem desvanecimentos. Chegou a hora da conversão, de se revestir com a força de Cristo, de encarar a vida, de iniciar o processo de ser imagem e semelhança de um Deus cheio de misericórdia, solícito, amigo, que lutou, batalhou, amou os miseráveis, morreu por assumir de maneira integral a sua condição humana, limitada, de ser obediente a Deus e ao projeto do seu Reino.

Jesus nos pede uma espera operante, uma espera cheia de obras de amor, inspiradas pelo Espírito. Este tempo serve para reflexão da raiz de nossas atitudes mesquinhas, carregadas de rancor e egoísmo para que iluminados pelo evangelho e guiados pelo Espírito inicie-se em nós o duro e doloroso processo de conversão. A oração sincera nos ajuda a ficar mais leves, a abandonar nas mãos de Deus o que nos incomoda, para alcançar a sabedoria e santidade para vivenciar o verdadeiro Natal.

Sejamos curiosos, neste tempo de advento, observemos, sobretudo, quem é Aquele que vem, de onde vem, pra que, quando e por onde vem.


Por Daiane Alcântara


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...