segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Os gestos e atitudes corporais durante a Santa Missa – Ritos Iniciais e Liturgia da Palavra


Agora que já vimos as particularidades de cada momento das quatro partes da Santa Missa, estamos falando sobre os gestos e posições do corpo durante esse momento.

Durante os Ritos Iniciais, os fiéis, os ministros auxiliares e o presidente da celebração mantêm-se de pé. Há também algumas observações a fazer sobre alguns gestos particulares.



O primeiro gesto é a genuflexão, que consiste no ato de dobrar um dos joelhos e encostá-lo no chão. Fazemos a genuflexão para o Sacrário, todas as vezes que passamos por ele. Assim também, quando o Santíssimo Sacramento estiver exposto no Altar, fazemos a genuflexão.

Outro gesto importantíssimo para a Liturgia (e também para toda a Igreja) é o sinal da cruz. Quando entramos na igreja, temos que traçar o sinal da cruz. Em outros momentos durante a Santa Missa também devemos fazê-lo.

Um gesto que vale ser ressaltado é o primeiro da celebração litúrgica. O sacerdote ao chegar ao presbitério saúda o Altar com um ósculo, que é um beijo.



No Ato Penitencial também há o ato de bater no peito duas vezes, nas palavras “por minha culpa, minha tão grande culpa...”.

Fazemos as inclinações nos Ritos Iniciais o Bispo (se este estiver presidindo a celebração) passa na procissão de entrada, em sinal reverência e também no momento do Ato Penitencial, quando o sacerdote diz “Deus eterno e Todo Poderoso...”. A IGMR 275 vai dizer:

A inclinação significa a reverência e a honra que se presta às próprias pessoas ou aos seus símbolos. As inclinações são de duas espécies: inclinação de cabeça e inclinação do corpo.

A inclinação de cabeça faz-se ao nomear as três Pessoas divinas conjuntamente, ao nome de Jesus, da Virgem Santa Maria e do Santo em cuja honra é celebrada a Missa.

A inclinação do corpo, ou inclinação profunda se dá em algumas outras orações que citaremos em outra oportunidade aqui no Liturgia Jovem. Por hora é importante saber que também a fazemos todas as vezes que passamos diante do Altar.

Na Liturgia da Palavra, os fiéis permanecem sentados durante as leituras. Já na aclamação e proclamação do Evangelho, todos ficam em pé. Após isso, durante a homilia, todos ficam sentados e levantam-se novamente para a Profissão de Fé e a Oração Universal.

Após a aclamação do Evangelho, todos fazem o sinal da cruz de forma ampla, rezando: "pelo sinal da santa cruz (traça-se uma cruz na testa), livrai-nos, Deus nosso Senhor (traça-se uma cruz na boca), dos nossos inimigos (traça-se uma cruz no coração). Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.”

Durante a Profissão de fé, os fiéis devem fazer uma inclinação, conforme falamos aqui no blog.

Nos próximo post, concluiremos o estudo sobre os gestos e atitudes corporais durante a Santa Missa, falando sobre a Liturgia Eucarística e Ritos finais.



Referências:
- Instrução Geral do Missal Romano


Por Thiago Silva.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...