Evangelho do 4º Domingo do Advento (São Mateus 1, 18-24)
O texto deste domingo, mostra a Anunciação feita a José. Jesus, para vir ao mundo necessitou de uma intervenção direta do poder de Deus; Maria é sua sua mãe terrena, mas seu Pai é o próprio Deus. O primeiro homem foi feito pelo Sopro Divino, e o segundo Adão, Cristo, foi feito homem pelo Espírito Divino que transforma um óvulo humano num ser divino, será chamado Filho de Deus (Lc 1, 35) ou Deus conosco.
A narração, feita com simplicidade, releva através de um anjo em sonho a José, o que havia de acontecer. O relato precisou passar pela fé humana, mas precisou da palavra divina para der aceita. José pensava em desistir do compromisso que tinha com Maria, devido a sua "infidelidade", porém a recusaria sem deixa-lá a margem da sociedade, apelando para o motivo de idolatria. O anjo solicita que José, não desista de seu compromisso e ainda assuma mais um: amar e cuidar de Jesus como um pai.
As simbologias desta passagem são muitas, a escolha de um homem da casa de Davi, insere Jesus na genealogia davídica, representando o antigo judaísmo. Maria representa o cristianismo, o novo que Jesus anuncia.
Assim como aconteceu com José ontem, hoje continua a palavra de Deus sendo dirigida para nós. Não tenha medo de receber o estrangeiro, o pobre, a viúva, o órfão, o drogado, o doente. Ame-o, assim você transformará a sua vida e salvará sua alma da morte eterna. E assim, celebrarás o verdadeiro Natal.
Por Daiane Alcantara
Nenhum comentário:
Postar um comentário