domingo, 29 de dezembro de 2013

Sagrada Família - Evangelho Dominical (29/12)

Evangelho da Festa da Sagrada Família (São Mateus 2, 13-23)


Um bebê é um ser muito frágil, incapaz de se defender; para sobreviver, depende totalmente do cuidado e da ajuda dos pais. No Evangelho de hoje,  vemos retratado o drama do exílio e da imigração da Sagrada Família para que Jesus não fosse morto por Herodes, que o considerava um grande rival apesar do Rei ser apenas um bebê. Jesus foi perseguido desde seu nascimento, e estando ameaçado, também estaria a obra de salvação, mas Deus o protege.



José, sendo obediente a responsabilidade de pai, foge e protege Jesus, indo para o Egito, local indicado por Deus, que também fez o povo escravo de Faraó sair para a liberdade do Senhor. José é avisado por um anjo o momento em que deve retornar as suas origens, fazendo referência ao povo escravo que caminhou para a terra prometida, no caso Jesus, uma pequena cidade chamada Nazaré. José como chefe de família, cumpre com maestria o papel de mantenedor da fé, obediência e protetor do seu bem maior, não buscando seus próprios interesses, mas temendo a Deus em todos os momentos.

Jesus, José e Maria nos indicam a estrada melhor para revitalizar às nossas famílias frágeis, com tantos problemas e dificuldades em manter a paz, o amor, o dialogo e a compreensão dentro de casa. Só o amor que vem de Deus é capaz de salvar a família, justamente porque o mistério de Deus Uno e Trino é o maior exemplo de família.


Por Daiane Alcantara

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...