quarta-feira, 13 de novembro de 2013

A Liturgia Eucarística na Santa Missa

Na última Ceia, Cristo instituiu o sacrifício e banquete pascal, por meio do qual, todas as vezes que o sacerdote, representando a Cristo Senhor, faz o mesmo que o Senhor fez e mandou aos discípulos que fizessem em sua memória, se torna continuamente presente o sacrifício da cruz. Cristo tomou o pão e o cálice, pronunciou a ação de graças, partiu o pão e deu-o aos seus discípulos, dizendo: “Tomai, comei, bebei: isto é o meu Corpo; este é o cálice do meu Sangue”. Fazei isto em memória de Mim. Foi a partir destas palavras e gestos de Cristo que a Igreja ordenou toda a celebração da liturgia eucarística. - IGMR 72

Liturgia Eucarística - Forma Extraordinária do Rito Romano


Até esse momento, falamos sobre os Ritos Iniciais e a Liturgia da Palavra. Hoje falaremos um pouco sobre o terceiro principal momento da Santa Missa: a Liturgia Eucarística. Cristo se faz presente através do pão e do vinho oferecidos em sacrifício pelo sacerdote, fazendo a memória do Calvário. Resumidamente, as ações de Cristo na última ceia são os momentos principais da Liturgia Eucarística: a preparação dos dons, a oração eucarística e a comunhão.

A Preparação dos Dons

Levam-se ao Altar o pão e o vinho com água, isto é, os mesmos elementos que Cristo tomou em suas mãos.
“A apresentação das ofertas no altar assume o gesto também de Melquisedeque e coloca os dons do Criador nas mãos de Cristo. É ele, que, no próprio sacrifício, leva à perfeição todas as tentativas humanas de oferecer sacrifícios”. - CIC 1350

Procissão do Ofertório


A Oração Eucarística

Dão-se graças a Deus por toda a obra da salvação, e o pão e o vinho com água converte-se no Corpo e Sangue de Cristo.
[...] É uma oração de ação de graças e de consagração. O sacerdote convida o povo a elevar os corações para o Senhor, na oração e na ação de graças, e associa-o a si na oração que ele, em nome de toda a comunidade, dirige a Deus Pai por Jesus Cristo no Espírito Santo. O sentido desta oração é que toda a assembleia dos fiéis se una a Cristo na proclamação das maravilhas de Deus e na oblação do sacrifício. – IGMR 78

É dividida nas seguintes partes:
Prefácio: o sacerdote glorifica a Deus Pai e dá-Lhe graças por toda a obra da salvação, em nome de todo o povo ou por algum dos seus aspectos particulares, conforme o dia, a festa ou o tempo litúrgico. É um verdadeiro hino de ação de graças.
Santo: em união com os coros celestes, canta-se o Sanctus (Santo). Esta aclamação é proferida por todo o povo juntamente com o sacerdote. A assembleia proclama a santidade e grandeza de Deus, pela Santíssima Trindade.
Epiclese: a Igreja implora o poder do Espírito Santo, para que os dons oferecidos pelos homens se convertam no Corpo e Sangue de Cristo;
Narração da instituição e Consagração: mediante as palavras e gestos de Cristo, realiza-se o sacrifício que o próprio Cristo instituiu na última Ceia, obedecendo à Sua ordem – Fazei isto em memória de mim. Acontece a transubstanciação, onde Pão e vinho adquirem as propriedades do Corpo e do Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Anamnese: a Igreja celebra a memória do mesmo Cristo, recordando de modo particular a sua bem-aventurada paixão, gloriosa ressurreição e ascensão aos Céus.
Oblação: a Igreja reunida realizando esta memória oferece a Deus Pai no Espírito Santo, a Eucaristia, e deseja que os fiéis se ofereçam a Cristo buscando aperfeiçoar-se cada vez mais, na união com Deus e com o próximo.
Intercessões: por elas se exprime que a Eucaristia é celebrada em comunhão com toda a Igreja, tanto do Céu como da terra, e que a oblação é feita em proveito dela e de todos os seus membros, vivos e falecidos.
Doxologia final: exprime a glorificação de Deus e é concluída pela aclamação Amém do povo.


Doxologia - Elevação do Corpo e Sangue de Jesus Cristo

  
A Comunhão

Os fiéis recebem o Corpo e Sangue do Senhor, do mesmo modo que os Apóstolos o receberam das mãos do próprio Cristo. Segundo a ordem do Senhor, o seu Corpo e Sangue sejam recebidos como alimento espiritual pelos fiéis devidamente preparados. Esta é a finalidade da fração do pão e os outros ritos preparatórios (o Pai Nosso, o Rito da Paz, e o Cordeiro de Deus), pelos quais os fiéis são imediatamente encaminhados à Comunhão. Após receberem o Corpo de Deus e passarem pelo momento íntimo de oração e adoração, a assembleia fica em silêncio, concluindo assim a Liturgia Eucarística com a Oração Depois da Comunhão.


Comunhão em Missa com Papa Bento XVI




Enfim, podemos resumir o “esquema” da Liturgia Eucarística da forma abaixo:

  • Preparação das Oferendas – Ofertório
  • Oração sobre as Oferendas
  • Prefácio 
  • Santo
  • Oração Eucarística
  • Ritos da Comunhão
  • Pai Nosso
  • Rito da Paz
  • Fração do Pão 
  • Agnus Dei – Cordeiro de Deus
  • Comunhão 
  • Oração Depois da Comunhão



Alguns pontos...

- Todas as orações e ritos utilizados durante a Liturgia Eucarística estão descritos no Missal Romano. Aqui você pode encontrar todas as Orações Eucarísticas e Prefácios e uma explicação mais detalhada sobre cada um dos ritos;

- Por ser a principal parte da Santa Missa, devemos ter por todos os ritos e orações o maior respeito, piedade e decoro. É fundamental conhecer o que dizem os Documentos da Igreja sobre toda a celebração da Santa Missa, especialmente nesse momento onde o Nosso Deus se faz presente através da ação do sacerdote e da Igreja. Diz o Código de Direito Canônico (Cânon 907) que "Na celebração Eucarística, não é lícito aos diáconos e leigos proferir as orações, especialmente a oração eucarística, ou executar as ações próprios do sacerdote celebrante”;

- Também a Instrução Inaestimabile Donum (nº 4) afirma: "Está reservado ao sacerdote, em virtude de sua ordenação, proclamar a Oração Eucarística, a qual por sua própria natureza é o ponto alto de toda a celebração. É portanto um abuso que algumas partes da Oração Eucarística sejam ditas pelo diácono, por um ministro subordinado ou pelos fiéis.  Portanto, as orações devem ser feitas (em sua maioria) exclusivamente pelo sacerdote, pois ele age in Persona Christi, que significa “na Pessoa de Cristo”.  A participação do povo se dará nas respostas e aclamações, apenas, sendo assim o silêncio a maior contribuição da assembleia com a Oração Eucarística.



Fração do Pão Eucarístico em Missa com o Papa Francisco

             
Em outra série de posts, vamos esclarecer sobre as ações litúrgicas em cada momento da Santa Missa, as funções e ministérios, quais são as posturas, gestos e movimentos e o que é lícito ou não para a Liturgia. Na próxima semana, falaremos sobre os Ritos Finais e faremos um "resumo" dos outros posts sobre a Missa. 





Alguma dúvida? Mande pra gente!


Fontes:

- Catecismo da Igreja Católica
- Instrução Geral do Missal Romano
- Instrução Redemptionis Sacramentum



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