quarta-feira, 16 de outubro de 2013

16/10 - Santa Margarida, exemplo de Santidade e amor a Jesus Sacramentado

Eis aquele coração que tanto amor tem pra dar
Mas este povo rejeita, Margarida vai anunciar
Margarida tão jovem ainda, sofrendo grande humilhação
Escreveu seus pecados e faltas pra ler na confissão

Margarida Maria Alacoque monja da visitação
Nomeada mestra das noviças tinha uma grande missão

Margarida Alacoque nasceu no dia 22 de julho de 1647. Em 20 de junho de 1671 entra pra o Convento da Visitação. Morre em odor de santidade em 17 de outubro de 1690. Aos 18 de setembro de 1864 é declarada Bem Aventurada pelo Papa Pio IX e em 13 de Maio de 1920 é declarada Santa pelo Papa Bento XV.

A intenção deste texto não é contar a história de Santa Margarida. Existe sua autobiografia. A intenção aqui é retratar o quão a jovem amou a Cristo na Eucaristia, mais do que a sua própria vida. E nos ensina a verdadeira missão de todo Católico Apostólico Romano.

Como todos os Santos da Igreja Católica, Margarida não teve vida fácil. Perdeu o pai cedo, cuidou da mãe doente e sofreu perseguição de pessoas que queriam dominar sua vida. Foram 19 anos dentro do convento sofrendo perseguições e doenças misteriosas.

A canção diz “Eis aquele coração que tanto amor tem pra dar”. Esse coração é dado em perfeita gratuidade a Margarida. Coração ardendo de paixão e amor pela humanidade hipócrita, imunda e ingrata. Mas o Sagrado Coração de Jesus se consome em amor. E essa é a missão de Margarida: propagar a devoção ao Sagrado Coração de Jesus, que se consome em amor.



Margarida, em sua humildade, se acha indigna de tal missão e apela à Virgem Maria para que apresente isso a Jesus. Maria, então, cura Margarida de uma doença misteriosa, dando-lhe a maior prova de dignidade. Em agradecimento Margarida adota o nome Maria como seu segundo nome, passando a se chamar Margarida Maria Alacoque.

Até que o próprio Jesus aparece a Margarida mostrando-lhe seu Sagrado Coração em chamas de amor. O que é mais interessante, é que as aparições e manifestações sempre aconteciam durante a Santa Missa ou quando Margarida estava em adoração ao Santíssimo Sacramento na capela. Ela fazia seus trabalhos no convento, melhorava de uma doença, se adoentava de novo. Contudo, nunca deixou de adorar Jesus Eucarístico e se imolar em obediência ao Sagrado Coração de Jesus. Margarida disse, em sua autobiografia, que podia ficar dias adorando Jesus, sem comer e beber, e não se entediava. Amor por amor, como ela dizia. Este é o maior ensinamento que ela nos dá. Hoje, quando se fala em adorar Jesus na Eucaristia, muitas pessoas não têm nem ideia do que isto significa. O mais emocionante, é que quanto mais isso acontece mais o Sagrado Coração se consome de amor. Além de Seu Sagrado Coração, Jesus deu a Margarida 12 promessas, que vieram acompanhadas de provações e transpassaram a história desde a época que Jesus as fez até os dias de hoje chamados de “tempos modernos”. Quem tem vida fácil hoje? Todos passam provações em seus trabalhos, em suas casas, em suas vidas. Assim, Margarida viveu exatamente o que a Sagrada Escritura ensina: “Confiai em Deus, terás dez vezes graças, mas também dez vezes provações”.

Margarida se tornou Santa, e as promessas continuam vivas dentro do coração dos devotos de Santa Margarida Maria. Essas promessas deveriam fazer parte da vida de todo Cristão Católico. Santa Margarida é um grande exemplo de obediência e humildade. Cumpriu sua missão com o mais sublime amor dedicado ao Sagrado Coração de Jesus. Hoje a devoção ao Sagrado é uma das mais belas da Igreja. Assim como o nascimento do Salvador partiu de um simples sim de uma jovem mais simples ainda, a devoção ao Sagrado Coração de Jesus nasceu de um sim obediente imolado na Eucaristia.

Ainda há gente que contesta a Igreja Católica Apostólica Romana. Pobres tolos! Nem imaginam o privilégio de ser Cristão Católico e filho de Santa Margarida Maria.


Solenidade de Santa Margarida Maria 
16/10/2013 - 19h - Capela Santa Margarida 
Bairro Jardim Miranda, Mauá - SP

E RE RE LA LAIALA LA LAIA LA

E RE RE LA LAIALA LA LAIA LA

Aos vinte e cinco anos na festa de São João
Irmã Margarida Maria recolhida em oração
Teve grande privilégio da primeira manifestação
Jesus estava contigo mostrando Seu coração
Margarida Maria Alacoque monja da visitação
Nomeada Mestra das noviças, tinha uma grande missão

(Trecho do Hino de Santa Margarida Maria Alacoque)







Por Douglas Bazílio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...