domingo, 29 de setembro de 2013

Santos Arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael - 29/09

Em um só dia, a Igreja especialmente festeja na Liturgia os grandes Arcanjos Miguel, Rafael e Gabriel. Segundo o calendário do rito antigo, porém, os Arcanjos são celebrados em dias diferentes: Rafael é no dia 24 de outubro e Gabriel é no dia 24 de março - na véspera da Solenidade da Anunciação do Senhor. A reforma litúrgica do Concílio Vaticano II reúne-os em um só dia festivo, no qual São Miguel sempre foi celebrado.



O catecismo da Igreja Católica nos diz que: “A existência dos seres espirituais, não corporais, que a sagrada escritura chama habitualmente de Anjos, é uma verdade de Fé”. Qual a origem da Festa no dia 29 de setembro?

É o aniversário da dedicação ao Arcanjo Miguel de uma igreja ao norte de Constantinopla, no século IV Na verdade, o lugar já existia, mas era pagão, em honra de Zeus. Constantino, visitando o local após vencer próximo dali o então imperador romano Licínio, percebeu que a estátua do grande deus grego era semelhante a um anjo cristão. Portanto, mandou tirar dele tudo que era do paganismo e fez que fosse dedicado ao culto católico, sob o patrocínio do Príncipe das Milícias Celestes. A igreja foi chamada de "Michaelion". Infelizmente, ela foi demolida no século XV e seu material foi usado na construção de uma fortaleza.


São Miguel
"Contra esses adversários não há ninguém que me defenda a não ser Miguel, vosso chefe"(Dn 10, 22)
O nome do Arcanjo Miguel possui um revelador significado em hebraico:“Quem como Deus”. Segundo a Bíblia, ele é um dos sete espíritos assistentes ao Trono do Altíssimo, portanto, um dos grandes príncipes do Céu e ministro de Deus. 
"Naquele tempo surgirá Miguel, o grande chefe, o protetor dos filhos do seu povo"(Dn 12, 1)
No Antigo Testamento o profeta Daniel chama São Miguel de príncipe protetor dos judeus, enquanto que, no Novo Testamento ele é o protetor dos filhos de Deus e de sua Igreja, já que até a segunda vinda do Senhor estaremos em luta espiritual contra os vencidos, que querem nos fazer perdedores também. 
“Houve então um combate no Céu: Miguel e seus anjos combateram contra o dragão. Também o dragão combateu, junto com seus anjos, mas não conseguiu vencer e não se encontrou mais lugar para eles no Céu”. (Apocalipse 12,7-8)
Oração:
São Miguel Arcanjo, defendei-nos no combate, sede nosso refúgio contra a maldade e as ciladas do demônio!
Ordene-lhe, Deus, instantemente o pedimos; e vós, príncipe da milícia celeste, pela virtude divina, precipitai ao inferno satanás e todos os espíritos malignos que andam pelo mundo para perder as almas. Amém.




São Gabriel
O nome deste Arcanjo, citado duas vezes nas profecias de Daniel, significa “Força de Deus” ou “Deus é a minha proteção”. É muito conhecido devido a sua singular missão de mensageiro, uma vez que foi ele quem anunciou o nascimento de João Batista e, principalmente, anunciou o maior fato histórico: 
“No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré… O anjo veio à presença de Maria e disse-lhe: ‘Alegra-te, ó tu que tens o favor de Deus’…” 
A partir daí, São Lucas narra no primeiro capítulo do seu Evangelho como se deu a Encarnação.

São Rafael
Um dos sete espíritos que assistem ao Trono de Deus. Rafael aparece no Antigo Testamento no livro de Tobit. Este arcanjo de nome “Deus curou” ou “Medicina de Deus”, restituiu à vista do piedoso Tobias e nos demonstra que a sua presença, bem como a de Miguel e Gabriel, é discreta, porém, amiga e importante. 
“Tobias foi à procura de alguém que o pudesse acompanhar e conhecesse bem o caminho. Ao sair, encontrou o anjo Rafael, em pé diante dele, mas não suspeitou que fosse um anjo de Deus” (Tob 5,4).



Fontes:

Por Vitor Santos


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...