domingo, 6 de novembro de 2016

O amor: caminho para a minha santidade! - Evangelho Dominical (06/11)

Evangelho da Solenidade de todos os Santos (São Mateus 5, 1-12)


Quem são esses? (1ª leitura - Ap 7, 13)
Essa poderia ser a pergunta central da liturgia de hoje. Quem são esses? De onde vieram?
Parte da resposta podemos encontrar na 2ª leitura: "Somos filhos de Deus!" (1Jo 3, 2)
Mas essa resposta vai além: estes são os que foram chamados por Deus à santidade. 



Estes são os que foram chamados a santidade. Mas TODOS nós fomos chamados à santidade. Agora a pergunta é mais difícil: o que é santidade? O que significa ser santo?

Para muitos, ser santo significa ser "canonizado", ser "santo de altar". Esse é um chamado, mas a santidade para a qual todos nós fomos chamados - no nosso batismo - é a santidade no nosso estado de vida. Quando Deus nos pede para sermos santos, nos pede que, em nossa vida, como quer que seja, vivamos nosso chamado, nossa missão; nos pede para morarmos mais perto do seu Coração. Casados, sacerdotes, religiosos, consagrados, celibatários, solteiros... não importa o estado de vida, o chamado é o mesmo, para viver plenamente isso que Deus preparou. Um pai ou uma mãe de família que vive seu casamento e cuida de sua família, cumprindo com os deveres que lhe são próprios, esse pai e essa mãe estão vivendo o chamado à santidade que receberam.


“Santo não é aquele que não cai,
santo é aquele que mesmo caindo não desiste de levantar”.
São João Paulo II


No Evangelho das Bem-aventuranças, o próprio Jesus Cristo, nosso modelo, nos mostra esse caminho para a santidade. É um caminho de amor, dado pelo próprio Amor. Esse caminho de amor poderia ser resumido em uma frase: "Bem-aventurados os que amam". Pode parecer contraditório - e realmente o é - que o evangelho das bem-aventuranças (onde se fala apenas de "cruz e sofrimento" nesta vida), seja um verdadeiro caminho de amor. E então somos chamados a seguir nossa vida por este doce caminho do amor!

Amor não é sentimento, é decisão, é missão, é ação e é escolha. Deus te escolheu para ser santo e hoje a decisão é sua: escolha-O como seu caminho, como seu Amor. Viva esse amor!






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...