segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Eis aqui a escrava do Senhor - Evangelho Dominical (21/12)

Evangelho do 4º Domingo do Advento (São Lucas 1, 26-38)


"Eis a escrava do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra." (v. 38)



Maria recorda a humanidade capaz de dizer sim a Deus. Ao contrário de Eva, representante do não a Deus. Quem sabe dizer sim como Maria ajuda a humanidade a crescer, quem como Eva diz não impede a humanidade a caminhar para Deus. Nós, cristãos, devemos a exemplo de Maria nos colocar a serviço do Deus Altíssimo, oferecendo nossa vida, dispondo-nos com alegria, colaborando com a obra da salvação. Maria foi fiel ao chamado de Deus e nos ensinou: "Fazei o que ele vos disser." (João 2, 5) e Jesus nos dá a liberdade de aceitar seu chamado, mas adverte: "Quem ama seu pai ou sua mãe mais que a mim, não é digno de mim. Quem ama seu filho mais que a mim, não é digno de mim. Quem não toma a sua cruz e não me segue, não é digno de mim. Aquele que tentar salvar a sua vida, perdê-la-á. Aquele que a perder, por minha causa, reencontrá-la-á." (Mateus 10, 37-39)

Se nesse momento Deus solicitasse nossa colaboração, qual seria nossa disponibilidade? Como Maria, encontraríamos graça diante de Deus? Largaríamos tudo para servir com prontidão ao Senhor? Feliz daquele que a exemplo de Maria, seria saudado desta maneira pelo anjo: "Alegre-se, cheia de graça! O Senhor está com você!" (v. 28). Ou nos encontraria, como Adão e Eva? "Em seguida, eles ouviram Deus passeando no jardim à brisa do dia. Então o homem e a mulher se esconderam da presença de Deus, entre as árvores do jardim." (Gênesis 3, 8)

Através de uma mulher o pecado entrou no mundo e por outra entrou a salvação, Maria foi escolhida por Deus para ser mãe de seu Filho único: "Você é bendita entre as mulheres e bendito é o fruto do seu ventre!" (Lucas 1, 42). Somos convidados a nos tornar servos deste Deus, Emanuel, com amor e gratuitidade.


Por Daiane Alcantara


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...