domingo, 8 de junho de 2014

Solenidade de Pentecostes - Evangelho Dominical (08/06)

Evangelho da Solenidade de Pentecostes (São João 20, 19-23)


No evangelho de hoje, São João afirma que Jesus aparece aos discípulos no primeiro dia da semana: sinal que indica uma nova criação. Em Jesus ressuscitado se fazem novas todas as coisas. O medo dos discípulos, trancados em si mesmos e ainda ligados ao "velho homem", se transforma em ânimo e coragem. A Paz oferecida por Jesus é um dom, renova em cada um a vida.


Como Deus soprou sobre Adão para que tivesse vida, Jesus soprou sobre os discípulos, o Espírito Santo à devolver-lhes a vida de Deus. Esta vida nova nos traz a missão de pregar o evangelho e levar a remissão dos pecados a todos. A reconciliação acontece na unidade: ser diferente, possuir dons diferentes, mas colocá-los a serviço de todos, São Paulo faz a comparação com o corpo. O evangelho bem praticado é universal, a linguagem do amor é única, exatamente por isso todos o compreendiam mesmo não sendo em sua língua.

Pentecostes, sinônimo de esperança, renovação e vida nova, nos garantem em Cristo ressuscitado que a dor, a tristeza e o temor não têm mais vez. As marcas das chagas, recorda-nos que para conquistar a "vida nova" é preciso fé, coragem, doação total e serviço por amor aos semelhantes.

Por Daiane Alcantara

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...