Evangelho da Solenidade de São Pedro e São Paulo (São Mateus 16, 13-19)
Hoje a Igreja celebra, reconhece e homenageia dois homens que foram testemunhas vivas do evangelho, chamados honestamente de pilares da Fé. Pedro que Jesus transformou em pescador de homens e lhe entregou a Chave do Reino do Céus e Paulo que perseguia os cristãos, entretanto após seu encontro transformador com Cristo guardou a fé, tornando-se apóstolo dos gentios.
A pergunta de Jesus no Evangelho: "Que vós dizeis que eu sou?" (v. 15) foi respondida de maneira admirável por estes homens, eles pregaram o evangelho, levando-o aos confins da terra, como havia ordenado Jesus, com muita coerência e fidelidade, viveram uma vida santa, o que não significa que não pecassem, a vida deles foi um eterna adequação a proposta de Cristo, de conversão diária. O testemunho foi fundamentado na prática do amor, "Por seus frutos os conhecereis." Mateus 7, 16.
Que cada um de nós consiga apressar a vinda de Cristo, em cada palavra, gesto e atitude. Moldemos a nossa vida à d'Ele, como Pedro e Paulo o fizeram, que sejamos luz no mundo e sal da terra.
Por Daiane Alcantara