domingo, 29 de junho de 2014

São Pedro e São Paulo - Evangelho Dominical (29/06)

Evangelho da Solenidade de São Pedro e São Paulo (São Mateus 16, 13-19)


Hoje a Igreja celebra, reconhece e homenageia dois homens que foram testemunhas vivas do evangelho, chamados honestamente de pilares da Fé. Pedro que Jesus transformou em pescador de homens e lhe entregou a Chave do Reino do Céus e Paulo que perseguia os cristãos, entretanto após seu encontro transformador com Cristo guardou a fé, tornando-se apóstolo dos gentios.

A pergunta de Jesus no Evangelho: "Que vós dizeis que eu sou?" (v. 15) foi respondida de maneira admirável por estes homens, eles pregaram o evangelho, levando-o aos confins da terra, como havia ordenado Jesus, com muita coerência e fidelidade, viveram uma vida santa, o que não significa que não pecassem, a vida deles foi um eterna adequação a proposta de Cristo, de conversão diária. O testemunho foi fundamentado na prática do amor, "Por seus frutos os conhecereis." Mateus 7, 16.

Que cada um de nós consiga apressar a vinda de Cristo, em cada palavra, gesto e atitude. Moldemos a nossa vida à d'Ele, como Pedro e Paulo o fizeram, que sejamos luz no mundo e sal da terra.

Por Daiane Alcantara

segunda-feira, 23 de junho de 2014

Não tenhais medo! - Evangelho Dominical (23/06)

Evangelho do 12º Domingo do Tempo Comum (São Mateus 10,26-33)



Ao instruir os discípulos acerca  de sua missão, Jesus prevê que surgirão no caminho dificuldades que provarão sua fidelidade, amor, fé e coragem em Deus. Ele sabe que as provas implicam na desistência do anúncio o Reino de Deus, e pede para que eles tenham segurança e fé nele e no Pai que o enviou, pois quem é fiel a Ele, provará da sua fidelidade diante de Deus: "Portanto todo aquele que der testemunho de mim diante dos homens, também eu darei testemunho dele diante do Pai que está no céu" (v.32). Três vezes Ele menciona no evangelho "Não tenham medo" (v.26, 28, 31), pois conhece o caminho. "Em primeiro lugar busquem o Reino de Deus e a sua justiça, e Deus dará a vocês, em acréscimo, todas essas coisas. Portanto, não se preocupem com o dia de amanhã, pois o dia de amanhã terá suas preocupações. Basta a cada dia  a própria dificuldade." Mateus 6, 33-34. Os discípulos são chamados a proclamar a verdade, que revela e descobre toda a mentira de um sistema social que não mostra a sua verdadeira face. Para permanecer firme no propósito do Reino, precisam primeiramente se nutrir de uma profunda confiança no Senhor. Somente nele encontramos conforto nas provas, coragem para continuar nas dificuldades, esperança diante das ameaças de morte.

Por Daiane Alcantara


domingo, 15 de junho de 2014

Santíssima Trindade - Evangelho Dominical (15/06)

Evangelho da Solenidade da Santíssima Trindade (São João 3, 16-18)


Deus em sua infinita misericórdia e amor por nós encaminha à Terra seu filho único para que através de suas palavras e ações nós tenhamos um modelo a seguir. Jesus é a manifestação plena do carinho e amor do Pai por nós, Ele vem nos salvar e dar-nos vida em abundância, exatamente pelo fato de que Deus não quer que seus filhos se percam, e não sente prazer em condenar-nos.


Jesus em sua caminhada terrena sempre nos falava da sua íntima relação com o Pai, dizia que quem vê Ele viu o Pai, que Ele e o Pai eram um, e na sua despedida nos fala do Paráclito, o defensor, o advogado que permaneceria conosco depois da sua partida. Embora distintas, as três pessoas da Trindade Santa: Pai, criador; Filho, redentor; Espírito, defensor; identificam-se na missão. Assim, quando estamos unidos pela mesma causa - a do Reino de Deus, tornamo-nos mais fortes e somos capazes de dar o nosso testemunho de verdadeira fé trinitária. A relação de amor que existe entre  Pai, o Filho e o Espírito Santo, faz-nos entender que é possível viver em comunidade, o que não exclui a singularidade e a diversidade de cada um.

Que essa Solenidade nos ensine a construirmos o Reino comunitariamente, pois sozinhos até poderemos ir mais rápido, mas juntos iremos mais longe.

Por Daiane Alcantara

domingo, 8 de junho de 2014

Solenidade de Pentecostes - Evangelho Dominical (08/06)

Evangelho da Solenidade de Pentecostes (São João 20, 19-23)


No evangelho de hoje, São João afirma que Jesus aparece aos discípulos no primeiro dia da semana: sinal que indica uma nova criação. Em Jesus ressuscitado se fazem novas todas as coisas. O medo dos discípulos, trancados em si mesmos e ainda ligados ao "velho homem", se transforma em ânimo e coragem. A Paz oferecida por Jesus é um dom, renova em cada um a vida.


Como Deus soprou sobre Adão para que tivesse vida, Jesus soprou sobre os discípulos, o Espírito Santo à devolver-lhes a vida de Deus. Esta vida nova nos traz a missão de pregar o evangelho e levar a remissão dos pecados a todos. A reconciliação acontece na unidade: ser diferente, possuir dons diferentes, mas colocá-los a serviço de todos, São Paulo faz a comparação com o corpo. O evangelho bem praticado é universal, a linguagem do amor é única, exatamente por isso todos o compreendiam mesmo não sendo em sua língua.

Pentecostes, sinônimo de esperança, renovação e vida nova, nos garantem em Cristo ressuscitado que a dor, a tristeza e o temor não têm mais vez. As marcas das chagas, recorda-nos que para conquistar a "vida nova" é preciso fé, coragem, doação total e serviço por amor aos semelhantes.

Por Daiane Alcantara

domingo, 1 de junho de 2014

Ascensão de Jesus Cristo - Evangelho Dominical (01/06)

Evangelho da Solenidade da Ascensão de Jesus Cristo (São Mateus 28, 16-20) 


"Eis que eu estou contigo, e te guardarei por onde quer que fores" Gênesis 28, 15 

Nesta primeira semana de junho rezamos pela Unidade Cristã, e celebramos com alegria as festas deste mês como a Junina nos dia de Santo Antônio, São João, São Pedro e São Paulo. Junho também nos revela os grandes mistérios litúrgicos da Ascensão, Pentecostes, Santíssima Trindade, Corpus Christi e os Sagrados Coração de Jesus e Maria. Pedimos pelo sacramento do matrimônio, para que os casais aprendam a ser solidários nas dificuldades e alegres na convivência. E, olhando para o alto, onde Cristo subiu antes de nós, recebam o dom do Espírito Santo para viverem a comunhão plena, segundo o modelo trinitário, não apensas na participação diária da Eucaristia, mas também na partilha do pão material.

Hoje, ascensão de Jesus, vemos o pleno cumprimento da vontade do Pai, da missão de Cristo, da perfeita comunhão do Pai com o Filho. Jesus, mudou nossa sorte, mudou nosso destino e direção: caminhamos para o alto, para junto de Deus. Acreditar em Cristo, é crer que um dia também subiremos a Jerusalém Celeste, junto do Pai. Toda autoridade foi dada a Jesus no céu e sobre a terra, e por isto ao se despedir Ele uma ordem: "Vão e façam com que todos os povos se tornem meus discípulos, batizando-os em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo, e ensinando-os a observar tudo que ordenei a vocês. Eis que eu estarei com vocês todos os dias, até o fim do mundo." (v. 19-20). Todos são chamados a participaram no plano de amor de Cristo e a se comprometerem na pratica da justiça em favor dos pobres e marginalizados, amando e tratando todos da melhor maneira possível sem fazer acepção de pessoas. Espalhemos com alegria o evangelho de Cristo, levando-o a todos os lugares, para todas as pessoas. Cristo nos dará força e fé para perseverar no seu amor, na sua palavra, sempre, até o fim dos tempos.


Por Daiane Alcantara

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...