Evangelho do 5º Domingo da Páscoa (São João 14, 1-12)
Hoje em seu discurso, Jesus nos fala sobre esperança, fé e paz. Ao falar claramente com seus discípulos, pede para que eles permaneçam em sua paz, que tenham convicção da verdade por ele anunciada, que creiam e não permitindo que os problemas sejam maiores do que são.
Cristo explica o motivo pelo qual devem permanecer em paz: a Ressurreição que nos introduz na casa do Pai e ele mesmo preparará nosso lugar, temos uma morada que é nosso destino, de Deus nascemos e a Deus voltamos. Ele é nossa origem e nosso fim.
Mas como chegar a esta vida plena? “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida." (v. 6). Este é o método, “ninguém vai ao Pai sem passar por mim” (v. 6). Se você quer chegar a morada eterna deve se concentrar em seguir a Jesus, passar fazendo o bem como ele fez, agindo como agia, sendo humilde da forma que era. Se quer conhecer a verdade, deve compreender a Deus e sua infinita grandeza e sabedoria. Se quer ter a vida em plenitude, deve persistir no amor a Deus e ao próximo, crendo sempre na divindade.
Vivamos imitando o Filho próprio de Deus que é o caminho, não apenas pelos seus exemplos e ensinamentos, mas também porque se identifica com a Verdade e a Vida. Ele está no Pai e o Pai está nele, fazendo Um com Ele. Por isso afirma que "quem me vê, vê o Pai"(v. 9). Jesus não é apenas o caminho, mas o único caminho para o Pai que é a Suprema Verdade e Vida.
Por Daiane Alcantara
Nenhum comentário:
Postar um comentário