Evangelho do 6º Domingo da Páscoa (São João 14, 15-21)
"Eis que eu estou contigo, e te guardarei por onde quer que fores." Gênesis 28, 15.
Deus esteve, está e estará sempre conosco; Ele prometeu que não nos abandonaria, Jesus volta para a glória do pai, mas não nos deixa órfãos, Ele encaminha o Espírito da Verdade para que defenda nossas causas junto ao pai, como um advogado. E ainda mais, paráclito significa aquele que defende, que auxilia, que infunde ânimo, que alenta.
No domingo passado, Jesus apresentou-se como o Caminho e agora o Consolador prometido será quem nos conduz para viver o amor como ele. É amando Jesus, que faremos a diferença primeiramente em nossas vidas, na vida daqueles que amamos e até mesmo daqueles que nem conhecemos; ao cumprir os mandamentos, diretrizes para a caminhada rumo à eternidade, realizaremos a vontade de Deus.
O Espírito é a memória de Jesus que continua sempre viva e presente na comunidade. Ele ajuda a comunidade a manter e a interpretar a ação de Jesus em qualquer tempo e lugar. Com o seu auxílio, os cristãos passam a discernir os acontecimentos continuando o processo de libertação, distinguindo o que é vida e o que é morte, e realizando novos atos de Jesus na história. É o Espírito Santo, que nos faz compreender a missão de Jesus, que nos impulsiona a participar da construção e reconstrução do Reino de Deus aqui na terra.
Por Daiane Alcantara
Nenhum comentário:
Postar um comentário