domingo, 13 de outubro de 2013

Os três passos para uma fé madura - Evangelho dominical (13/10)

Evangelho do 28º Domingo do Tempo Comum (São Lucas 17, 11-19)


O ponto principal desta passagem é a fé do samaritano. Uma fé madura: nasceu na esperança ("Jesus, Mestre, tem compaixão de nós" v.13), cresce na obediência ("Vão apresentar-se ao sacerdote" v.14) e se manifesta na gratidão ("Jogou-se no chão, aos pés de Jesus, e lhe agradeceu" v.16).

Assim sendo, o samaritano não é apenas curado, mas é salvo ("Levanta-se e vá. Sua fé o salvou" v.19). O samaritano chega a plenitude de sua vida ao reconhecer em Jesus o amor do Pai, a descobrir uma nova vida, onde a alegria e gratidão são e gerarão atitudes espontâneas de amor e paz. A vida que Jesus nos apresenta é uma vida em plenitude, em abundância, porém ela pede uma mudança interior fundamental que é uma livre escolha, para a graça desta vida gratuita.

Jesus está disposto a nos curar de todas as nossas doenças, de nossa depressão, da nossa baixa auto estima, da solidão, do sofrimento, etc., porém para que sejamos completamente curados, precisamos crer em sua Palavra, reconhecer nossa pequenez, que somos pecadores e agradecer por tudo, como nos ensina São Paulo "Em tudo dai graças ao Senhor".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...