A liturgia desse 33° Domingo do Tempo Comum tem como tema as realidades últimas da nossa existência. Ao ver o povo admirado com a beleza do Tempo, Jesus os exorta acerca da necessidade de estarem se preparando cada vez mais para o dia em que essa realidade não mais existir.
- “Vós admirais estas coisas? Dias virão em que não ficará pedra sobre pedra. Tudo será destruído”.
Cristo não veio para a destruição. Veio para nossa Salvação. É nele que devemos esperar e confiar. Sua promessa de retorno após a sua ressurreição e ascensão aos céus é o que nos deve alegrar e motivar a viver numa vida reta e santa. A nossa preparação deve ser diária. Devemos viver o Reino de Deus hoje e sermos também sinais para aqueles que ainda não O conhecem.
- “Cuidado para não serdes enganados, porque muitos virão em meu nome, dizendo: ‘Sou eu!’ e ainda: ‘O tempo está próximo’. Não sigais essa gente!”
Nosso Senhor ainda faz menção aos supostos profetas que ainda hoje vem em ‘nome de Jesus’ para alertar a humanidade de Sua volta. Ora, Jesus sim voltará. Porém, Ele mesmo disse que ninguém saberá o dia e nem a hora, por isso nos pede a vigilância e a oração. Temos de estar preparados a qualquer hora para o nosso encontro como Deus, que há de vir e julgar os vivos e os mortos (2 Tm 4,10). Pois se o proprietário de uma casa soubesse a que hora viria o ladrão, se colocaria em sentinela e não permitiria que a sua residência fosse roubada (cf. Mt 24,43). Assim deve se portar o cristão a espera do Salvador.
“Todos vos odiarão por causa do meu nome. Mas vós não perdereis um só fio de cabelo da vossa cabeça. É permanecendo firmes que ireis ganhar a vida! ”
Por fim, Jesus nos anima a permanecer firmes diante de todo sofrimento causado por admitir a fé nEle. É notável também até nos dias atuais uma perseguição da sociedade secularizada àqueles que relutam em querer viver suas vidas fundadas nos princípios cristãos. Declara-se uma guerra ideológica com o objetivo de derrubar os conceitos que vão contra ao mundo. Porém, como o próprio Cristo nos disse, é permanecendo firmes que ganharemos a vida. É com essa certeza que podemos esperar a vida eterna!
Por Thiago Silva
Nenhum comentário:
Postar um comentário