domingo, 12 de outubro de 2014

Nossa Senhora da Conceição Aparecida - Evangelho Dominical (12/10)

Evangelho da Solenidade de Nossa Senhora da Conceição Aparecida (São João 2, 1-11) 


No Evangelho das Bodas de Caná encontramos uma riqueza imensa de símbolos que nos remetem à profundidade da mensagem que o evangelista pretende passar. Segundo São João, o primeiro sinal que Jesus realiza é a mudança da água em vinho.

O texto sagrado nos revela "No terceiro dia, houve uma festa de casamento em Caná da Galiléia, e a mãe de Jesus estava aí." (v.1), a sugestiva imagem da festa, do vinho, do casamento, nos transportam a um ambiente onde o amor, a alegria, o gosto pela vida estão harmoniosamente entrelaçados. A presença de Jesus e sua mãe, com os discípulos, dão um sabor especial ao acontecimento. Nesta atmosfera festiva e de intensa humanidade, símbolo da união entre Deus e a humanidade, realiza-se de maneira definitiva na pessoa de Jesus,  nova aliança que Deus quer realizar com todas as pessoas. Sem Jesus, a humanidade vive uma festa de casamento sem vinho. Maria representa a comunidade que nasce da fé em Jesus, e suas palavras são um convite: "Façam tudo o que Ele vos disser." (v. 5), com a mediação de Maria, a humanidade já experimenta a alegria da eternidade. Ao falar que sua hora ainda não havia chegado, Jesus se refere à sua paixão, morte e ressurreição que acontecerá para reconciliar com Deus a humanidade.

Jesus usou a água que os judeus usavam para a purificação para transformar em vinho; os judeus estavam demasiadamente preocupados com sua purificação e a religião multiplicava os ritos de purificação. Ao mudar água em vinho Jesus nos prova que a verdadeira religião não se baseia no medo do pecado; o que importa é receber o Espírito de Jesus "Não entristeçam o Espírito Santo, com que Deus marcou vocês para o dia da libertação. Afastem de vocês qualquer aspereza, desdém, raiva, gritaria, insulto, e todo tipo de maldade. Sejam bons e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente assim como Deus perdoou vocês em Cristo." (Efésios 4, 30-32) que é este vinho novo.

O episódio de Caná é uma espécie de resumo daquilo que vai acontecer através de toda a atividade de Jesus: sua palavra e ação transforma as relações dos homens consigo mesmo, dos homens com os irmãos e dos homens com Deus.


Por Daiane Alcantara

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...