domingo, 26 de outubro de 2014

Ame o Senhor teu Deus - Evangelho Dominical (26/10)

Evangelho do 30° Domingo do Tempo Comum (São Mateus 22, 34-40)


"Ame ao Senhor seu Deus com todo o seu coração, com toda a sua alma, e com todo o seu entendimento." (v. 37) 



Deus, em sua infinita bondade, nos criou por amor e para o amor. Se nós o amamos, foi porque Ele primeiro nos amou.  A essência de todo ser humano é o amor. Esse amor nós o contemplamos em Jesus - o ser humano em plenitude.

Jesus resume a essência e o espírito da vida humana num ato único com duas faces inseparáveis: amar a Deus com total entrega de si mesmo, porque o Deus verdadeiro e absoluto é um só e, entregando-se a Deus, o homem esvazia-se a si mesmo, o próximo e as coisas; amar ao próximo como a si mesmo, isto é, a relação num espírito de fraternidade e não de opressão ou de submissão. Fomos feitos para este amor divino-humano que Jesus viveu e hoje nos revela: o amor a Deus e ao próximo, que não tem fronteiras, não é passageiro, nem interesseiro, nem ilusório ou de palavras, mas gratuito, perene, indiviso e de ações. O amor de Deus é gratuito, fiel e operante, não é como o "amor" que o mundo nos oferece, que nos apresenta numa sala de cinema, um amor romântico entre duas pessoas que é abalado por qualquer terceiro - situação ou pessoa; Deus te leva aos pés da cruz e diz isto é amor, não há amor maior do que quem dá a vida por seus amigos.

À medida que o vivermos desta forma, nós nos tornaremos homens e mulheres livres, capazes de amar sem medida. Amando assim, a começar pelo nosso próximo mais próximo, seremos geradores de vida e estaremos vivendo o Reino de Deus revelado por Jesus..


Por Daiane Alcantara


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...