Evangelho da Solenidade de todos os Santos (São Mateus 5, 1-12)
O Sermão da Montanha, nos indica a direção em que todo ser humano deve seguir para encontrar a felicidade. Felicidade esta baseada na santidade.
Nós homens muitas vezes colocamos dinheiro, acima de caráter; poder, acima de princípios; glória, acima de valores, achamos que ao conquistar essas coisas estaremos seguros, imunes, quase invencíveis. Esquecemos que nada disso que acumulamos poderão nos salvar, não nos proporcionarão a felicidade. Tais coisas só nos tornarão tristes, solitários e infelizes. O que é imprescindível para nossa felicidade já nos foi dado, em abundância, de forma gratuita: nossa vida, nossa saúde, nossa família, nossos amigos, nosso lar, amar, ser amado, saciar nossa fome e sede, reconhecer na natureza a obra do Criador.
O espírito de pobreza (significa não permitir que as riquezas materiais nos afaste da presença de Deus), a fome de justiça, a misericórdia, a pureza de coração, o suportar injúrias por causa do Evangelho nos garantem a felicidade duradoura, Jesus enobrece essas atitudes nos relembrando que seremos atendidos em nossas súplicas, porém devemos nos abandonar em Deus, confiando de forma absoluta e incondicional no Senhor.
Agir de forma tão contraditória a nossa humanidade ás vezes é difícil, e é encarada como sofrimento ou castigo, quando esta não é a verdade, ser perseguido, caluniado, amaldiçoado só mostra que estamos no caminho certo, no caminho que nos leva a Deus. Deus nos chama a santidade, nos espelhemos nos santos, eles sofrerão por seguir a Deus neste mundo, nada esperaram em troca, pois estavam cientes de que sua recompensa viria do Alto, do céu.
Quem agir desta forma, será digno do Reino do Céu, verá a Deus e será chamado de filho; encontrará misericórdia, será saciado de paz e justiça.
Por Daiane Alcântara
Nenhum comentário:
Postar um comentário