quarta-feira, 6 de novembro de 2013

A Liturgia da Palavra na Santa Missa

Quando na Igreja se lê a Sagrada Escritura, é o próprio Deus quem fala ao seu povo, é Cristo, presente na sua palavra, quem anuncia o Evangelho. IGMR 29.


A Palavra de Deus na Liturgia possui um lugar especial, pois ela é a Palavra viva e atual do Senhor: é Cristo Ressuscitado no meio de nós. A função da Palavra de Deus na Missa é convocar a assembleia para celebrar o Mistério Pascal de Cristo. A segunda função é anunciar a realidade de Cristo Ressuscitado presente do meio de nós. Falaremos sobre a Liturgia da Palavra, a segunda parte da Santa Missa, e sobre cada uma de suas divisões!

Procissão com o Evangeliário em Missa na Basílica de São Pedro



O parágrafo 55 da Instrução Geral do Missal Romano vai fazer um grande resumo sobre a Liturgia da Palavra:

A parte principal da liturgia da palavra é constituída pelas leituras da Sagrada Escritura com os cânticos intercalares. São seu desenvolvimento e conclusão a homilia, a profissão de fé e a oração universal ou oração dos fiéis. Nas leituras, comentadas pela homilia, Deus fala ao seu povo, revela-lhe o mistério da redenção e salvação e oferece-lhe o alimento espiritual. Pela sua palavra, o próprio Cristo está presente no meio dos fiéis. O povo faz sua esta palavra divina com o silêncio e com os cânticos e a ela adere com a profissão de fé. Assim alimentado, eleva a Deus as suas preces na oração universal pelas necessidades de toda a Igreja e pela salvação do mundo inteiro.

Liturgia da Palavra em Missa com Papa Bento XVI


Primeira Leitura

A Primeira Leitura é retirada geralmente de um texto do Primeiro Testamento que apresenta um fundo histórico para o Evangelho, ressaltando-se assim a unidade do Primeiro com o Novo Testamento.

Salmo Responsorial

O Salmo Responsorial tem a função de levar as pessoas a meditarem a Palavra de Deus através de canto e possui grande importância litúrgica e pastoral.

Segunda Leitura

A Segunda Leitura trás os textos das Cartas Apostólicas, exceto de São João e São Pedro (que são proclamadas no tempo da Páscoa e do Natal). Os textos retratam situações de fé das primeiras comunidades cristãs e por isso são aplicáveis à vida em comunidade atual.

Aclamação ao Evangelho

É o canto do Aleluia que pode variar de acordo com o tempo celebrado. A aclamação constitui um rito ou um ato com valor por si próprio, pelo qual os fiéis acolhem e saúdam o Senhor que vai falar no Evangelho.


Evangelho

Jesus nos fala, apresentando-nos o seu projeto do Reino de Deus, por causa deste reino que Ele morreu por nós. É a Palavra de Deus que vem ao nosso encontro, é motivo de alegria e exultação. O Evangelho ocupa lugar de destaque entre as leituras, pois é o ponto central da Liturgia da Palavra.


Homilia

Em tom familiar, o presidente da Celebração inicia uma conversa, um diálogo com a assembleia, fazendo explicações e reflexões sobre as leituras e também sobre o que está sendo celebrado.


Profissão de Fé

Um dos momentos mais belos da Liturgia da Palavra onde a assembleia, alimentada pela Palavra de Deus, confirma sua fé, afirmando que crê nesta palavra que acaba de ser proclamada. Existem dois textos: um mais longo, chamado Niceno-Constantinopolitano, porque foi fruto dos concílios de Nicéia (ano 325) e Constantinopla (ano 381). O outro mais breve e mais usado, de redação simples e popular, é conhecido como Símbolo dos Apóstolos. Leia mais aqui alguns pontos interessantes sobre a Profissão de Fé.

Oração Universal

Na oração universal ou oração dos fiéis, o povo responde de algum modo à palavra de Deus recebida na fé, apresentando a Deus as suas preces. Deve se rezar pela Igreja, pelos poderes públicos, pelos mais necessitados e pela comunidade local.

A Oração Universal encerra a Liturgia da Palavra. Depois de ouvirmos a Palavra de Deus, de professarmos a nossa fé e confiança em Deus, nós colocamos nossas preces perante o Altar. De agora em diante, se iniciará a terceira parte da Santa Missa, a Liturgia Eucarística, que veremos no próximo post.


Alguns pontos...
- As Leituras são proferidas através do Lecionário, e o Evangelho é aclamado pelo Evangeliário. Porém, costumamos utilizar o Lecionário também para o Evangelho e deixar o Evangeliário apenas para Missas mais solenes.
- Em todos os casos, inclusive no Salmo Responsorial, as proclamações das leituras são feitas no Ambão, também conhecido por Mesa da Palavra.
- Como já falamos aqui no blog, algumas partes da Liturgia da Palavra podem ser omitidas na Santa Missa. É o caso da Segunda Leitura e da Profissão de fé nas Missas semanais, salvo se forem Solenidades ou Festas. Leia mais aqui.



 Benção com o Evangeliário





“A liturgia da Palavra é parte integrante das celebrações sacramentais. Para alimentar a fé dos fiéis, os sinais da Palavra de Deus precisam ser valorizados...”
(CIC 1154).





Referências:

- Instrução Geral do Missal Romano;
- Catecismo da Igreja Católica.




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