No mês de outubro a igreja celebra o mês das missões e nos convida ser missionários. Mas o que é missão e ser missionário? Ou melhor, qual é minha missão e como posso ser missionário? Todos se deparam com essas perguntas, e as respostas nem sempre são claras a primeiro momento! Não é verdade?
O Senhor nos atesta que antes de sermos gerados no ventre de nossa mãe, Ele já havia nos incumbido de uma missão, isso significa que antes da concepção recebemos o chamado de Deus. Isso fica claro em Jr 1,5 – 8 quando o profeta Jeremias toma conhecimento de seu chamado e é ENVIADO às nações que o Senhor designar, e esse será o ponto-chave desse Mês.
A palavra Missão vem do latim "mitto" e significa "enviar”. No dicionário diz que é encargo, poder dado a alguém para fazer alguma coisa.
No batismo somos incumbidos oficialmente a sermos missionários e nossa missão nada mais é do que ser "luz do mundo e sal da terra" e ainda mais como nosso Senhor Jesus nos ordena em Mc 16,15: “E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda Criatura”. Através dessa missão, Cristo deixa claro Sua vontade de que todas as pessoas de geração em geração proclamem, conheçam e vivam o evangelho. E quando Cristo declara A TODA CRIATURA, são todas mesmo, sem distinção. Lembrem-se: a nossa missão nasce antes mesmo de sermos gerados. Ser missionário é um convite para eu e você. Mt 9,37 vem nos dizer “A messe é grande e os operários são poucos”.
Missionário é aquele que aceita a missão e anuncia o Evangelho, não somente de porta em porta, realizando grandes pregações ou até mesmo viajando o mundo anunciando a Boa Nova, e sim testemunhando com sua vida os ensinamentos de nosso Senhor Jesus Cristo. Santa Terezinha do Menino Jesus e da Sagrada face, padroeira das missões, no qual celebramos dia 1° de outubro, jamais saiu do Carmelo, não fez grandes viagens, mas seu amor a Jesus Cristo e o ardor missionário conquistou milhares de almas para Deus através de seus escritos e exemplo de vida.
Missionário é aquele que está disposto a sair do comodismo e da terra desconhecida, como Abraão, como os apóstolos que deixaram tudo e seguiram Jesus – “A quem iremos se só Tu tem palavras de vida eterna?”, como os profetas que anunciavam e anunciam com destemor, ou simplesmente ser como Santa Teresinha que não saiu do Carmelo.
A Virgem Santíssima em poucas palavras nos ensina o que é ser um verdadeiro missionário “Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra” Lc 1, 38, como em Jo 2, 1-12 onde nas bodas de Caná ela nos ensina que ser missionário é anunciar aonde estiver Jesus Cristo, fazer tudo que ele disser, e no final do anúncio todos crerem Nele.
Portanto, missão é envio, ser missionário é aceitar ser enviado, nossa missão é anunciar o Evangelho. Posso ser missionário dizendo sim e assumindo onde estiver que Jesus Cristo deve ser conhecido através das pregações e da nossa vida. Tenhamos uma vida de testemunho do amor de Deus!
Por Alessandra Santos
Nenhum comentário:
Postar um comentário