terça-feira, 29 de outubro de 2013

Inclinação na Profissão de Fé - A liturgia do nosso dia a dia

Hoje vamos discutir sobre uma rubrica do Missal Romano que não é muito praticada em alguns lugares, a maioria das pessoas não devem saber e algumas dioceses não encorajam os fiéis a fazer. Estou falando da inclinação profunda durante a Profissão de Fé.

Primeiro, vamos entender o significado da inclinação:
  • Inclinação de cabeça: deve ser feita, entre alguns outros momentos, quando é dito o nome da Virgem Maria nas Orações Eucarísticas.
  • Inclinação de corpo ou Inclinação profunda: deve ser feita para o altar, durante o Credo às palavras "E se encarnou...".

Pela inclinação se manifesta a reverência e a honra que se atribuem às próprias pessoas ou aos seus símbolos. (IGMR 275)


Então vamos ao significado da Profissão de Fé (ou Credo ou Símbolo):

O Símbolo ou Profissão de Fé tem por objetivo levar todo o povo reunido a responder à palavra de Deus anunciada da Sagrada Escritura e explicada pela homilia, bem como, proclamando a regra da Fé através de fórmula aprovada para o uso litúrgico, recordar e professar os grandes mistérios da Fé, antes de iniciar sua celebração na Eucaristia.
IGMR 67

Segundo a IGMR o Credo :
Deve ser usado em todos os domingos, solenidades e celebrações de caráter mais especial;
Pode ser cantado (pelo sacerdote junto com o povo, em uma só voz ou em dois coros alternados) ou apenas recitado.

Então, qual o momento em que devemos fazer a reverência?

No Símbolo Niceno-Constantinopolitano:
"E por nós homens e para nossa salvação, desceu dos céus: E SE ENCARNOU PELO ESPÍRITO SANTO, NO SEIO DA VIRGEM MARIA, E SE FEZ HOMEM".

No Símbolo dos Apóstolos:
"E em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor, QUE FOI CONCEBIDO PELO PODER DO ESPÍRITO SANTO, NASCEU DA VIRGEM MARIA".

É durante as partes sublinhadas que devemos fazer a inclinação.


Solenidade da Epifania do Senhor, 06 de janeiro de 2013.

Deus quis assemelhar-se a nós inclusive em sua natureza (que é divina) e mandou seu Filho para se encarnar pelo Espírito Santo entre os homens, no seio da Virgem Maria. Diante de tão grande mistério realizado para dar-se início à nossa salvação, devemos uma reverência durante a Missa.

Solenidades da Anunciação do Senhor e Natal do Senhor


Nas Solenidades da Anunciação do Senhor (25 de março) e do Natal do Senhor (nas missas da Vigília, da Noite, da aurora e do Dia), recita-se o Símbolo Niceno-Constantinopolitano e, no mesmo momento citado acima, às palavras "E SE ENCARNOU" todos ajoelham-se e ficam por um instante em silêncio, reverente ao mistério da Encarnação. Em seguida, ainda de joelhos, prosseguem até as palavras "E SE FEZ HOMEM", então se levantam e prosseguem.



Escutem com atenção este Credo recitado na Solenidade do Natal do Senhor, no Vaticano, 24 de dezembro de 2010. Às palavras "ET INCARNATUS EST" todos se ajoelham.


Você tem alguma dúvida? Envie pra gente!

Fontes:



Por Vitor Santos


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...