sábado, 21 de setembro de 2013

Ninguém pode servir a dois senhores - Evangelho Dominical (22/09)

Evangelho do 25º Domingo do Tempo Comum (São Lucas 16, 1-13)









Com a parábola do administrador, compreendemos a importância de assumir uma atitude prudente, se arrepender e converter. A parábola nos recorda que teremos que prestar contas das nossas atitudes para Deus nosso Senhor, e como não sabemos dia ou hora, que Ele virá devemos nos converter depressa e viver conforme seu projeto.


Jesus nos dá um "chacoalhão", quando elogia a atitude do servo desonesto, porém Ele não elogia propriamente dito a desonestidade, mas a sabedoria, a rapidez, o raciocínio; mostrando que mesmo as pessoas com posturas erradas, tem algo a nos ensinar. Cristo veio para confundir, e começa por esclarecer algumas das suas atitudes, para que pensemos como Ele. Nós muitas vezes interpretamos bondade com frouxidão, humildade como desleixo, santidade como ingenuidade.


A real proposta do evangelho é: vamos usar para o bem a nossa inteligência. "Quem for fiel com pouco também o será com muito". Deus nos cobra uma postura santa, honesta e comprometida com os dons que recebemos aqui na terra, para que Ele nos dê a plenitude da graça; sendo íntegros com os outros receberemos o que é nosso e agiremos da mesma forma.


No versículo 13: "Ninguém pode servir a dois senhores, pois ou amará a um e odiará o outro". Nos faz decidir sobre nosso estilo de vida, viver buscando as coisas do Alto, as coisas de Deus, ou viver buscando as coisas terrenas, as coisas do Inimigo de Deus.


Aprendamos a nossa energia e criatividade para anunciar e viver a mensagem de Jesus, para criarmos em um mundo mais fraterno, mais gentil e educado.



Por Daiane Alcantara



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...